Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

sábado, 22 de novembro de 2014

Relato de experiência-Construção do Número- Unidade e Dezena

1.Objetivo Geral:

Construir nos alunos noções estruturantes de agrupamento decimal e de posicionamento através de diferentes jogos e materiais.

   Objetivos Específicos:

  • ·        Representar números no sistema de numeração decimal
  • ·        Identificar a composição numérica por ordem e por classe
  • ·        Ler e escrever números, utilizando conhecimentos sobre a escrita posicional.


2.    Descrição da experiência

  Para introduzir o tema( unidade e dezena) a turma ouviu a história "Adelaide e Caiu em A dezena".A história conta que muitos anos atrás não existiam números e eles levavam muito tempo para contar as cabras.Mas Adelaide e Caiu foram aprendendo a contar formando grupos de dez.Após ouvir a história e interpretá-la,distribui palitos de picolé  entre duplas de alunos, e pedi para fazerem a contagem dos palitos e anotassem no seu caderno . Pedi que observassem a escrita de 0 a 9,no painel da sala. Quando chegamos no 10,( escrevi bem grande na lousa), observem que há 2 algarismos, isto é, a formação de duas ordens. Em seguida pedi para fazerem agrupamentos com dez palitos,e oralmente perguntei a cada dupla quantos grupos de dez fizeram ,( intencionalmente  distribuir os palitos para que cada dupla formasse uma dezena e unidades diferentes) ,anotamos na  lousa.( eu  como escriba).Expliquei que dez forma uma dezena e os outros unidades.Fiz os seguintes questionamentos:
Quantos palitos são necessários para fazer um “montinho”?Todos responderam que dez. Qual a quantidade máxima de palitos que pode ficar sem amarrar?tive nove como resposta,como também outros números.Contei junto com eles,para que percebessem que a unidade vai até nove. Como são chamados os palitos que ficam soltos? Unidades responderam. Como é chamados os palitos que ficam amarrados?Dezena que são dez palitos gritou logo Lucas.
   Entreguei para os alunos uma atividade impressa para completar uma tabela com dezenas,unidades e palitos,onde eles teriam de contar os palitos ,traçar  os montinhos com dez palitos e anotar na tabela.Meu objetivo nessa aula foi fazer relações numéricas abstratas passando a ter uma imagem( palitos) concreta, facilitando a compreensão.Com isso facilitou a compreensão da atividade escrita.A grande parte da turma não tiveram dificuldade em riscar os dez palitinhos,mas para completar a tabela muitos solicitaram minha ajuda.
  Na segunda aula foi realizada  atividades para contar,agrupar e preencher a tabela,utilizando desenhos,parecida com a da aula anterior.Percebi que era necessário para os alunos se  apropriasse melhor da  estrutura fundada em agrupamento decimal.Nessa segundo dia de atividades os alunos tiveram mais segurança na realização das atividades.
  Dando continuidade ao trabalho com sistema de numeração decimal ,apresentei um quadro valor lugar para a turma,trazendo um para colocar na sala.E explique para eles o que é o Quadro de Valores. Contei que eles  precisarão de fichas numéricas e palitos para brincarem com o Quadro de Valores na aula de hoje.Entreguei para cada aluno uma ficha com números diferentes e os palitos de picolé.Pedi para cada um  obsevasse  sua ficha  e tirassem a quantidade de palitos de acordo com o número que indicava a ficha.Em seguida eles iriam separar as dezenas fazendo o montinho e os que sobrassem seriam a unidades falei.Depois eles irão colocar a unidade e dezena no quatro valor lugar um a um com minha ajuda.Nessa atividade os alunos conseguiram com facilidade formarem os montinhos de dez.Mas na hora que eu questionava quantas dezenas você formou?muitos falavam: dez tia.O dez se confundia  todo momento na cabeça dos alunos.Questionava a eles: dez é a quantidade de palitos que você formou o montinho não foi?sim tia.Mas como chama esse montinho com dez palitos?dezena.Quantos montinhos você formou?Um tia.Então você tem quantas dezenas?Eita tia só uma. Eles mesmo com esses questionamentos entendiam que cada agrupamento com dez palitos só formavam uma dezena. Na atividade impressa em adotada  foi eles contar os elementos anotar a quantidade e colocar os números no quadro posicional.  A atividade   teve o mesmo objetivo, desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal .Como eles só tinha colocado no quadro valor lugar palitos,tive de mostrar como se fazia com os números.Utilizei a ficha numérica que tinha entregue a eles anteriormente.Exemplo: Peguei a ficha com o numero  12 e perguntei:doze é dez com mais quanto?Dois. Tem quantos dez no numero doze? Um.Quantas dezenas ?Muitos já conseguiam entender e responder que Uma.Então o 2 vai para casa da unidade e o dez vai para onde?na dezena.
  Na quarta aula em duplas os alunos receberam um quadro valor lugar, com, palitos e ligas. Expliquei: O primeiro joga o dado e pega a quantidade de palitos que caiu no dado e coloca nas unidades. Em seguida, o outro participante joga e procede da mesma maneira. Quando ele conseguir 10 palitinhos , esses palitos  vai sair do grupo das unidades para o grupo das dezenas. No momento na explicação questionei a eles se eles sabiam por que ao chegar dez palitos ,os palitos sairiam das unidades e iriam para dezenas?Lucas foi logo falando: Porque dez é dezena não fica mais na unidade,unidade é um dois...Já que vocês já estão espertos falei, vamos jogar! Ganha o jogo o grupo que tiver mais dezenas.A aula terminou com uma atividade impressa e outra para casa. Realizada com maior segurança que da aula anterior.Através dessa aula pude perceber se eles tinham compreendido o que é dezena e unidade e se os mesmos sabem posicionar no quadro de valores.Gostei bastante do resultado no entanto faz necessário trabalhar mais com alunos.
  Dando continuidade a sequência na quinta aula apresentei aos alunos o material dourado ,explicando os blocos unidades e os  blocos dezenas.Em seguida expliquei que tinha um jogo com esse material.O jogo é  em grupo cada grupo ganha um dado vários cubinhos de unidade do material dourado.Eu a professora  fico com as barras de dezenas .A jogo inicia com os alunos jogando o dado um de cada vez e a quantidade que sair no dado eles pegam a quantidade  em cubinhos do material dourado,quando completar dez cubinhos eles irão até o professor e troca pelo a barra da dezena.Ganha o grupo que conseguir trocar mais barras.Durante o jogo  estimulei os alunos a chegarem a perceber que dez cubinhos na troca vale uma dezena o valor da barra ,perguntando: Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?Uma barra  são quantos cubinhos?Já era maior a quantidade de alunos que conseguia responder corretamente.Na atividade impressa realizada na sequência foi para escrever o valor correspondente a representação do material dourado. Ao final da atividade, quando todos  terminaram, fiz a correção coletiva, procurando discutir as diferentes soluções encontradas pelos alunos. Com esse jogo e atividade, eles foram  capazes de relacionar as peças do material dourado com unidade, dezena e realizar os agrupamentos e trocas na base dez.
  No termino da sequência   realizei o jogo do dominó com algarismo dourado.Esse jogo foi confeccionado na aula do Pnaic .Organizei os grupos e entreguei um domino completo e pedi que fossem dividido entre eles as peças que são algarismo e representação do material dourado (dezena e unidade).Falei que eles teriam de montar as peças do dominó encaixando o algarismo a sua representação do material dourado.Ganha o jogo o grupo que conseguir encaixar todas as peças do dominó primeiro.Para minha surpresa que pensei que os alunos teriam grandes dificuldades, o jogo foi um sucesso,todos os grupos em pouco tempo conseguiu relacionar o algarismo com a representação do material dourado.Conseguindo  assim montar o dominó completo.
  Com a ajuda de jogos com materiais como : palitinhos,material dourado,ficha numérica e o tapetinho ,foi realizado em meus alunos  o inicio construção das noções estruturantes de agrupamento  decimal e de posicionamento .Sabendo que não posso parar nessa Sequência de atividades.


Avaliação dos estudantes


Observei a participação de cada aluno e foi bastante satisfatória onde todos participaram com entusiasmo e curiosidade,  também o desenvolvimento dos alunos  foi aumentando no decorrer das atividades, uns com maior autonomia que outros nas resolução das atividades .


Avaliação da experiência

A experiência aqui relatada contribuiu para a construção de um novo olhar sobre o ensino-aprendizagem da matemática para mim. Além de se constituir em um desafio que me conduziu  a realizar jogos, atividades e ações em torno do tema.Foi por meio das  aulas de confecção de jogos que  senti motivada para realização  dessa sequência. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário