Objetivo Geral:
Reconhecer figuras geométricas
Objetivos Específicos:
·
Desenvolver habilidades
de leitura e escrita;
·
Construir e
relacionar a partir das figuras geométricas;
·
Estimular a
comparação visual;
·
Ler e interpretar a
história;
·
Desenvolver conceitos, semelhanças e diferenças, comparações,
identificações das formas;
·
Reconhecer a linguagem
figurada no livro “As três partes”, compreendê-la e ilustrá-la;
·
Descrever a posição
das figuras geométricas planas na composição de um figura,utilizando
nomencla tura adequada;
·
Desenvolver noções de
lateralidade.;
·
Explorar
as habilidades de criatividade, paciência, percepção espacial, composição e de composição de figuras.
Na sequência didática a seguir mostrarei um
trabalho relacionado com geometria,tendo a leitura do livro
"As três partes" como elemento nomeador das demais atividades. Este livro conta a história de uma casa que decidiu
não ser mais casa e, por isso, dividiu-se em três figuras geométricas que
podiam se transformar em várias coisas, como um pássaro, um barco, um peixe.
Assim, elas puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as três peças
encontraram algumas crianças e passaram a brincar de formar figuras com elas.
Como gostaram muito da avó das crianças, resolveram realizar o grande desejo da
vida dela.
Iniciei a sequência didática no data show o livro “AS
TRÊS PARTES” de Edson Luiz
Kozminski. Em seguida uma roda de conversa
sobre a história.Levei a casa da história em EVA ,mostrando as partes uma
por uma perguntado se eles sabiam a forma geométrica de cada parte.Juntos
fomos conversando sobre essas formas.Na conversa juntei os dois triângulos
formando um retângulo,e perguntei qual a forma que formou?Todos identificaram.
Pedi para eles relacionar elas com as formas geométricas do cartaz da sala. O
objetivo é que eles percebesse que existem na casa forma que ainda não
tinha sido trabalhado em sala por eles,como o trapézio por exemplo e que o
triangulo pode ter posições diferentes.Não tiveram dificuldades até então.Dando
continuidade foi realizada atividade impressa sobre as formas geométricas.Por
fim o jogo" trilha geométrica",onde os alunos joga o dado de formas
geométricas e vão andando na trilha de acordo com as formas que está a
sua frente.Ganha quem chegar primeiro.Com esse jogo os alunos brincando vão
familiarizando com as formas geométricas.
No segundo dia Iniciei a aula Levando um
cartaz com a história as três partes. Em uma leitura coletiva fomos sublinhando
em que as três partes se transformou de acordo com a sequência do texto. Na
sequência entreguei uma atividade impressa de interpretação e identificarão de
palavras. Para terminarmos a aula de
hoje foi realizado o bingo das formas e cores.Entreguei uma cartela para
eles Orientei os alunos a pintarem as figuras da cartela, usando as cores:
vermelho, azul e amarelo.Fui tirando da caixa as formas e de acordo com a
forma e cor ,os alunos marcavam um X.Ganhou quem completou a cartela
primeiro.Os alunos gostaram bastante desse jogo,pedindo para repetimos
novamente. Nessa aula alargou habilidades de leitura e escrita e
interpretação,como também a comparação visual, conceitos, semelhanças e diferenças, e
identificações das formas geométricas.
Na
continuidade no terceiro dia,contei a história das três partes novamente
no data show e as
crianças foram motivadas a confeccionar os personagens (as três formas
geométricas) e brincar de transformá-las nas várias coisas que vimos na
história ,para fazermos um livro para nossa turma.Todos ficaram eufóricos
querendo fazer logo as ilustrações. Perguntei se eles sabiam o que eram autor?É
o dono do livro responderam. O que é ilustrador?Não souberam
responder.Continuamos a conversa mostrando a eles as ilustrações do livro no
data show,e explicando que eles agora seria os ilustradores.Cada um iria fazer
uma parte das imagens da história.Cada aluno recebeu em papel as três peças da
casa da história e pintaram e montaram de acordo com a parte da história
que recebeu .Por fim uma atividade impressa sobre o tema.Com essa atividade os
alunos desenvolveram as habilidades
de criatividade, paciência, percepção espacial, composição e de composição de
figuras.
No quarto dia jogamos
o jogo da figura,esse jogo foi tirado do caderno de encarte do pacto
alfabetização de matemática,fiz apenas algumas modificações.Nesse
jogo são 16 folhas para desenhar as figuras,20 cartas grandes com figuras
que ficam exposto na lousa e 20 cartas com as mesmas figuras só que menor para
ser sorteadas.O jogo o professor descreverá oralmente figuras sorteadas
para os alunos para que elas possam desenhar.Se o jogador desenhar a figura
correta ganha dez pontos.(ficha com o número dez).Vence o jogador que fizer
mais pontos ao final das rodadas.Este jogo tem como objetivo incorporar ao
vocabulário do aluno a nomenclatura correta de figuras geométricas simples
(círculos,retângulos,triângulos,quadrado,losango,trapézio) de forma lúdica.Além
disso,a discrição da posição das figuras entre si,propicia para a criança a
vivência de situações que envolvem lateralidade.Quando eles tinham dificuldade
saber qual era a figura,eles procuravam na lousa de acordo com o que eu ia
descrevendo oralmente.Foi muito gostoso de realizar essa atividade e de grande
aprendizagem,dando para perceber que um grande número de alunos já
conhecem a nomenclatura correta das formas geométricas estudadas.Interrompi
o jogo uma vez ao deparar com a competição como uma característica forte
dos alunos,enfatizei o aspecto de construção do conhecimento,em lugar da
rivalidade.Eles entenderam respondendo.O que fale é fazer não é tia. Ao
termino do jogo fui em cada banca fazer a contagem com eles de pontos.Pedi para
eles contassem sua fichas,foi quando constatei que muitos alunos não sabem contar
em escalas ascendentes de dez em dez.
No quinto e último dia da sequência, levei as
confecções dos alunos já encadernado em forma de livro. Ao mostrar para os
alunos pedi para eles lessem a história no livro que os mesmo
ilustraram.Todos empolgados queriam ler na frente o livro,mesmo os que ainda
tem dificuldade em leitura perguntaram: A senhora me ajuda tia?E para finalizar
nossa sequência,como a grande parte da turma já produz,optei por uma
produção individual para ir estimulando os alunos nessa prática.Pedi para
que eles colocassem no papel o que você achou do livro "As
três partes"?.O que você aprendeu com esse livro?E das atividades que realizamos
em sala, o que mais gostou de participar?E os que ainda não consegui produzir
texto incentivei a colocar da forma que sabem.Mesmo sem ter muitas palavras que
desse para ler.Mas me mostravam oralmente que aprenderam com a sequência.
Avaliação dos estudantes
A avaliação foi feita em todos os momentos da
aula através da observação dos alunos quanto a participação e realização
das atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e
aprendizagem.
Avaliação da experiência
Neste trabalho pode-se onde os alunos possam desenvolver a visualização
espacial e geométrica, a partir das construções propostas. perceber a
importância de buscar atividades diversificadas para o ensino-aprendizagem da
matemática.
Amei, vou adaptar para minha turma 👏👏👏👏
ResponderExcluir🥰🤟🤬🙌➡️🎤🙌😡🤬🤬
ResponderExcluir