JUSTIFICATIVA
O projeto O Zoológico em Festa possibilita o interesse natural dos alunos favorecendo as interações e o
letramento. O tema animais aos alunos tem uma importante presença no cotidiano
das crianças(desenhos animados, histórias, jogos, músicas) e possuem caráter de
identificação de suas vivências pessoais e sociais contribuindo para
aprendizagens significativas. O propósito surgiu com o Livro "O Zoológico em Festa" do
projeto Nas Ondas da Leitura,vimos a necessidade de estudarmos os conteúdos
conforme proposta curricular e de facultar novas experiências, sendo que dos 25
alunos nenhum conhece o Zoológico e sua
correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente. Serão ampliadas e
aprofundadas com pesquisas,estudos e o uso das tecnologias educacionais. Possibilitará
à dinamização e a interatividade do processo de ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS
Geral:
Fazer com que as crianças conheçam animais de diferentes espécies.
Específicos:
·
Reconhecer a importância dos animais, a
interdependência a outras espécies,características, semelhanças, diferenças e
hábitos. Explorar os sons, habitat e experiências com animais. Observar,
pesquisar e registrar informações sobre os animais;
·
Correlacionar o projeto com o processo de
apropriação sistema de leitura/escrita e letramento. Proporcionar leituras
compartilhadas.;
·
Apresentar diferentes gêneros textuais;
·
Representar e interpretar tabelas e gráficos.
Exercitar numerais;
·
Desenvolver a expressão corporal,cênica,
mímica, ritmo, musicalização. Confeccionar jogos, brinquedos e modelagem.
DESENVOLVIMENTO
O
trabalho deverá ser desenvolvido através de atividades que satisfaçam os
objetivos acima descritos.
METODOLOGIA
Todo o
projeto será trabalhado através de livro "O Zoológico em Festa"
com pesquisas, desenhos, maquetes,
pinturas, recorte e colagem, jogos e trabalhos de comunicação com estruturação
de palavras, frases e textos, poesias e, como rotina, leitura compartilhada
diária. Exercícios com conceitos matemáticos e de ciências. Ainda farão parte
das nossas estratégias de trabalho, filmes, brincadeiras, vídeo, músicas,
ritmo, usando palmas e alguns instrumentos de bandinha, expressão corporal e
gestual na dramatização e no teatro. Com essas atividades mostraremos às
crianças a riqueza e a diversidade no mundo animal.
ATIVIDADES
1ª
etapa: Diariamente,será realizada a leitura do Livro
"O Zoológico em festa".
2ª
etapa: Abrir uma discussão filosófica sobre o tema.
Ex: Animais abandonados
3ª
etapa: Conversa informal com os alunos, a partir do
tema. Ex: Animais domésticos e selvagens. Propor questionamentos.
- Vocês têm animais em casa?
- Quais os cuidados com esses
animais?
- Qualquer animal pode ser
criado em casa?
- O leão, por exemplo, por que
não pode ser criado em casa?
- Esses animais moram na
floresta, na selva. Quem sabe como eles são chamados?
Segue uma
atividade de pesquisa com revistas para serem recortadas e coladas figuras de
animais domésticos e selvagens em duas folhas distintas. Expor no mural da sala
de aula.
Em seguida, a
professora faz uma lista, na lousa, dos animais encontrados pelos alunos. Eles,
poderão copiar a lista no caderno e seguir com um trabalho de separação de
sílabas ou outro.Confecção de tabela e
gráfico sobre seu animal Preferido.
4º
etapa:
- Aula de recreação: A professora escolhe
alguns animais e pede aos seus alunos que façam imitação através de
gestos. Ex: macaco, galinha, galo, sapo, gato cachorro, vaca, etc.
- Aula de música: A professora deverá ensinar
algumas músicas que falem de “bichinhos” e trabalhar com eles uma
coreografia para ser dançada.
- Aula de recreação: A professora arruma a
turma em círculo e combina com os alunos que irá passar uma bola, ao som
de uma música. Quando tirar o som da música, o aluno que estiver com a
bola, não pode passá-la adiante. A professora mostrará a figura de um
animal e esse aluno deverá dizer tudo que sabe sobre ele.
6ª
etapa: Conversa informal sobre alimentação dos
animais.
Serão lançadas
algumas perguntas:
- De que se alimentam os
animais que você tem em casa?
- Os animais que você conhece
comem o mesmo alimento?
- O leão e o elefante são
animais selvagens. Porém leão é “carnívoro” e o elefante é herbívoro.
Alguém sabe por quê?
- Você conhece mais algum
animal selvagem que seja carnívoro? E um herbívoro?
- Há animais que se alimentam
tanto de carne como de vegetais. Como são chamados esses animais?
- Vocês podem citar algum?
A seguir podem
ilustrar o animal que desejarem e dizerem se é carnívoro, herbívoro ou onívoro.
7ª
etapa:
Batata
quente: A turma deverá estar organizada em círculo e,
ao som de uma música, irá passar uma caixa fechada com gravuras de animais. Quando
a música cessar, a criança que estiver com a caixa, pegará uma das gravuras e
falará sobre as características do animal. No decorrer da atividade, serão
feitos comentários comparando diferenças e semelhanças entre as gravuras
tiradas.
Depois, nas mesas,
serão distribuídos alguns tipos de jogos para cada grupo de 4 crianças. Ex.
encaixe, dominó, quebra-cabeça, sete erros e mico preto. Todos dentro do tema
Animais.
8ª
etapa:
Telefone
sem fio: As crianças dispostas uma ao lado da outra,
em linha reta. A professora dirá no ouvido da primeira uma pequena frase com 3
palavras (sujeito, verbo e predicado), de modo que fale de animal. Cada criança
deverá repassar a frase. A última dirá a frase, em voz alta que ela ouviu. Esta
será comparada com a primeira, dita pela professora. Este exercício demanda
atenção e mostra que “quem conta um conto, pode aumentar ou diminuir um ponto”.
9º etapa:
Produção escrita
dos alunos do projeto Nas Ondas da
Leitura
CULMINÂNCIA
Visita ao Zoológico e
Apresentação para
os pais do livro “O zoológico em Festa”
com cenário de floresta,músicas e vídeo e fotos do passeio e produções.
AVALIAÇÃO
Os projetos
transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala
de aula. Portanto, durante todo o projeto os alunos serão avaliados mediante a
observação constante do professor. Como instrumento de avaliação podemos
observar:
- Comportamento da criança
- Hábitos nos trabalhos
- Relacionamento com colegas e
professor
- Capacidade de cooperação
- Interesse
- Atenção
- Participação
- Envolvimento nas atividades
- Atitudes positivas ou
negativas com relação aos trabalhos escolares
- Trabalhos ou pesquisas
produzidas espontaneamente
A avaliação deve
buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho
comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte
de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
http://blogdovavadaluz.com/destaque/saiba-tudo-sobre-laura-mousinho-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-brasil-joao-batista-nascimento-jbnufpa-br
ResponderExcluirALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html
NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica