Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Meu aniversário está no calendário 2º edição

                                             Sequência didática



Autora:Mary Vânia Bezerra Pinheiro


Nível escolar: 2º ano do Ensino Fundamental

Área do conhecimento implicada:

Matemática:Eixo- Grandezas e Medidas,Números e Operações,Tratamento de Informação.


Duração (da sequência)

As atividades propostas aqui se desenvolveram ao longo do segundo bimestre ,de forma sistemática : Duas vezes por semana.


Apresentação:

 A  proposta neste trabalho foi desenvolvida para  possibilitar o acesso o conhecimento ao calendário e sua utilização de forma motivadora ,vendo nele o seu aniversário.

Objetivos 

  •   Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário; 
  •    Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário; 
  •    Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano. 
Conteúdos: 



  •      Unidade de tempo:dia.semana e mês(utilização do calendário);
  •      Gráficos e tabelas:
  • ·    Resolução de pequenos problemas.

Desenvolvimento:


      Utilizei o livro didático de Matemática para os alunos marcarem a data de aniversário  cada um.Como muitos ainda não sabiam a data de seu aniversário,consultei a ficha de matrícula de cada criança .
     Posteriormente montamos um quadro de aniversariantes da classe ,dividindo por semestre. 
  Com o quadro pronto realizaram questões como: Quantas crianças fazem aniversário cada mês ,cada semestre,qual o mês que tem maior quantidade de crianças fazendo aniversário?etc.
   Além da utilização do calendário como instrumento para marcar o aniversário ,foi realizado outras atividades de utilização para aprender sobre o tempo,informação e registro de números.
      Construção de  gráfico e tabela a partir do quadro de aniversariantes da classe.
      Ao final do trabalho foi realizado a festa de aniversário dos alunos que fazem aniversário no primeiro semestre. Prometendo uma outra festa para os aniversariantes do segundo semestre.Onde teremos a oportunidade de revisar o conteúdo.  










Nenhum comentário:

Postar um comentário