PROJETO:
Professora:Mary Vânia Bezerra
Tema: Alfabeto.
Duração: Um bimestre
Público alvo: Alunos da turma de 2º ano B
JUSTIFICATIVA:
O resultado
do diagnostico inicial realizado com a turma foi verificado que nem todos os
alunos conheciam com segurança grafia
correta e a sonoridade das 26 letras do nosso alfabeto. Tendo em mente a
importância da sistematização do ensino do alfabeto, pensei em fazer um projeto
que estimule os alunos a compreensão de cada letrinha de maneira mais
prazerosa. Sabe se que esta sistematização fica muito mais significativa quando
partimos para um trabalho lúdico em que os alunos possam interagir sentindo-se
integrados, participando ativamente nas atividades propostas.
OBJETIVO GERAL: Despertar o
letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso
alfabeto de forma lúdica e prazerosa.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Identificar as 26 letras do alfabeto;
· Identificar e
relacionar a letra inicial de cada palavra e objeto;
· Analisar, reconhecer e indicar as letras maiúsculas minúsculas correspondentes,
dentro do alfabeto;
·
Fazer distinção entre letra de bastão e letra
cursiva;
·
Ensinar a ordem alfabética;
·
Entender e exercitar como se realiza a consulta ao dicionário.
CONTEÚDOS
QUE SERÃO TRABALHADOS :
·
Alfabeto;
· Ordem
alfabética;
·
Letras
Maiúsculas e Minúsculas;
·
Letras
cursiva;
·
História “O Aniversário do Seu Alfabeto”, de
Ademir Piedade;
·
Dicionário .
METODOLOGIA:
Ø Apresentação do SEU ALFABETO a turma (MASCOTE
DA TURMA).
Ø Conversas e debates relacionados ao tema.
Ø Produções artísticas com as letras do
alfabeto.
Ø Jogos pedagógicos: trilha do alfabeto, bingo
das letras, Troca letras,letra em pedaços, etc.
Ø Historinhas: Aniversário do seu alfabeto
Ø Escrita do alfabeto em bastão e cursiva
Ø Analise estrutural de palavras: primeira e última letra, quantidade de
letras e número de vezes que abre a boca.
Ø Ordem alfabética.
Ø Reprodução de histórias oralmente.
Ø trabalhar com o dicionário.
Ø Culminância do
projeto: festa de aniversário do seu alfabeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário