Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

sábado, 15 de setembro de 2012

Curso de Pós-Alfabetização GEEMPA

Ao retornar dos cursos de Pós-alfabetização com muitas expectativas de trabalhar e auxiliar a aprendizagem dos meus alunos já alfabetizados, porém com dificuldades ortográficas, onde esteveram presentes professores de várias cidades do Brasil como:Garanhuns-PE, Ribeirópolis-SE,Capela-AL,Neópolis-SE, Joaquim Gomes-AL,Jacará dos Homens-AL,Mundo Novo-BA,Macuxi-RO,Porto Alegre-RS,Londrina-PR,Xinguara-PA,Malhador-SE.Profissionais da educação na qual tive o prazer de trocar, aprender e ensinar.
O primeiro passo que tomarei ao retornar à sala de aula será a aula entrevista, Pós-alfabetização onde será feita a verificação em qual dos quatro níveis do período de fonetização absoluta se encontra cada aluno.
Lembremos que as aprendizagens não são lineares,elas funcionam em rede e que a organização das sílabas é um exemplo de preocupação de alguém que está melhorando sua escrita.Mas,há a associação letra e som,que acontece paralelamente à organização das sílabas e,muito particulamente,a compeensão e a escrita de textos,que envolve aspectos novos nestas aprendizagens.

Estar alfabetizado significa uma mudança de posição social clara, nítida e de consequências muito simples e profundas. O aluno alfabetizado lê logograficamente frases e textos. (Leitura logográfica = das palavras como um todo). Ele pode não escrever corretamente as palavras, mas faz trocas inteligentes das letras para representar os sons.






Nenhum comentário:

Postar um comentário