Seguem algumas propostas de atividades bem interessantes!
Atividade 1
Produção de um dicionário da classe
Depois de observarmos
cuidadosamente a apresentação dos textos nos dicionários, que tal
criarmos um dicionário da turma, com os nomes das crianças,
relacionado-os em ordem alfabética? A turma poderia propor descrições de
natureza física e afetiva sobre os colegas para compor as definições,
por exemplo, incorporando etimologia, abreviações e outros conceitos
importantes.
Atividade 2
Ordem alfabética dos nomes
Cada aluno escreve em um papel o
nome de outro aluno da classe, aquele que vem logo depois do seu na
lista de chamada, sendo que o último da chamada ficará encarregado de
escrever o nome do primeiro. O(a) professor(a) embaralha todos os nomes e
depois solicita que os alunos coloquem os papéis em ordem alfabética,
colando-os numa cartolina para serem visualizados por todos. Você tanto
pode trabalhar com nomes inteiros, quanto com o primeiro ou o último
nome, e assim, com estas alternativas, pode repetir o jogo algumas
vezes, de maneira diferente.
Atividade 3
Jogo de adivinhação:
Cada grupo consulta o dicionário
e escolhe uma palavra de uso pouco freqüente. Em seguida, registra no
caderno uma definição extraída do dicionário e uma outra inventada pelo
grupo. Então, um grupo lê as duas definições para o outro, que deve
dizer qual a definição real e qual a inventada. Afinal, além de
consolidar os conceitos trabalhados, os jogos podem tornar as aulas mais
alegres e descontraídas.
Atividade 4
Jogo do começo
O (a) professor(a) leva para a
classe diversos textos — anúncios, jornais, cartazes e capas de revistas
— e solicita aos alunos que encontrem as palavras que começam com a
letra A. Os alunos copiam as palavras começadas por A no caderno e
depois colocam em ordem alfabética. Em seguida, o(a) professor(a) pede
para encontrarem palavras que começam com a letra M, por exemplo, e
assim sucessivamente até completar todo o alfabeto.
Este jogo pode ser integrado com a consulta ao dicionário, para as palavras desconhecidas, como no jogo abaixo.
Atividade 5
Campeonato de palavras ou caça-palavras
O (a) professor(a) distribui
diversos textos para os alunos, divididos em grupos, e solicita que eles
circulem todas as palavras difíceis. Em seguida, cada grupo vai anotar
os vários significados propostos para cada uma das palavras circuladas.
Depois, os grupos voltam aos textos para discutir qual o significado que
se aproxima do contexto em que a palavra foi utilizada. Se houver
discordâncias, o problema será resolvido numa plenária maior, com a
participação de toda a classe.
Atividade 6
Stop modificado
O aluno divide uma folha de
papel em branco, em colunas verticais com os seguintes nomes: flores,
cores, frutas, meninos, meninas, cidades, carros, etc.
Essa atividade também pode ser
feita coletivamente no quadro-negro desde o princípio ou no final para
visualizar o resultado geral. Em seguida, o(a) professor(a) sorteia uma
letra do alfabeto e dá um tempo para cada aluno pensar e escrever (5
minutos para cada letra sorteada), por exemplo a letra A: Amor-perfeito
(flor), Amarelo (cor), Abacate (fruta), Amauri (menino), Amélia
(menina), Adamantina (cidade) e Alfa Romeu (carro). Quem não conseguir
encontrar algum nome começado com A, deixa o local em branco. No final
da atividade, cada um soma sua pontuação (pode estipular 5 pontos para
os nomes repetidos e 10 pontos para os nomes que não se repetem na folha
de outros colegas). Depois de tudo finalizado, os alunos podem juntar
todas as folhas individuais e, juntos, organizarem todos os nomes
encontrados em ordem alfabética num grande mural, feito com papel
manilha.
Atividade 7
Revisão e reescrita de texto
No momento dedicado ao
aperfeiçoamento do texto, podemos dividir a turma em grupos e distribuir
uma produção diferente para cada um. Um código acertado com a turma —
um círculo, por exemplo — indicaria incorreção ortográfica nos textos
analisados previamente pelo(a) professor(a). Os grupos teriam um tempo
estipulado para conferir a ortografia das palavras circuladas no
dicionário e reescrever os textos, focalizando o seu aprimoramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário