A escola Professor Mário Matos da cidade de Garanhuns -Pe, está participando do Projeto de correção de fluxo, GEEMPA - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, em parceria com o MEC.
Eu Professora Mary Vânia agradeço à Secretária de Educação do Municipio , pela oportunidade de participar de um curso para iniciar o Projeto de correção de fluxo, e ver a aquisição de conhecimentos com olhos diferentes e, além disso, resgatar o importante papel do professor no processo de ensino aprendizagem.
GEEMPA
|
Programa de Correção de Fluxo Escolar:
O programa de correção de fluxo escolar do Geempa visa reintegrar alunos nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar. A tecnologia do Geempa implica em uma renovação metodológica profunda. Ela trabalha com um novo paradigma e requer atualização de parte dos professores, sobre os quais recai a principal responsabilidade do êxito do programa.
Segundo a Dra. Esther Pillar Grossi, Coordenadora geral do Programa Geempa de Correção de Fluxo Escolar, "não se ensina explicando, se ensina instigando os alunos com desafios para que eles se façam perguntas. Só se aprende se há alguma falta a preencher. A competência para produzir esta falta tornou-se a base da ação docente..."
Para se obter sucesso os resultados da tecnologia geempiana de alfabetização indiscutivelmente o centro é o professor, tendo por meta a qualidade da educação que promove em sala de aula, da organização do seu trabalho no campo da didática da alfabetização e da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental assim como da pertinência de técnicas, aparatos e ferramentas empregadas como procedimentos de ensino-aprendizagem, de alunos das escolas publica do país.
O programa de correção de fluxo escolar do Geempa visa reintegrar alunos nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar. A tecnologia do Geempa implica em uma renovação metodológica profunda. Ela trabalha com um novo paradigma e requer atualização de parte dos professores, sobre os quais recai a principal responsabilidade do êxito do programa.
Segundo a Dra. Esther Pillar Grossi, Coordenadora geral do Programa Geempa de Correção de Fluxo Escolar, "não se ensina explicando, se ensina instigando os alunos com desafios para que eles se façam perguntas. Só se aprende se há alguma falta a preencher. A competência para produzir esta falta tornou-se a base da ação docente..."
Para se obter sucesso os resultados da tecnologia geempiana de alfabetização indiscutivelmente o centro é o professor, tendo por meta a qualidade da educação que promove em sala de aula, da organização do seu trabalho no campo da didática da alfabetização e da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental assim como da pertinência de técnicas, aparatos e ferramentas empregadas como procedimentos de ensino-aprendizagem, de alunos das escolas publica do país.
Para aqueles que desejam obter maiores informações sobre o programa e a proposta do GEEMPA, sugiro que entre no site: http://www.geempa.org.br/index2.html
Postarei mais sobre o assunto, logo após do curso de 5 dias no Recife-PE ,nos dia 02 a 06 de Março.
Postarei mais sobre o assunto, logo após do curso de 5 dias no Recife-PE ,nos dia 02 a 06 de Março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário