Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FINALMENTE, SAI O PISO DOS PROFESSORES


Agora é pra vale!

O MEC anunciou no dia 27 de fevereiro de 2012 que o piso dos professores terá um reajuste de 22,22%, e passará para R$ 1 451,00, isto para quem tem 40 horas semanais e apenas o normal médio. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) no mesmo período. Com isso podemos dar um basta a governadores que defendia o reajuste fosse dado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor-  INPC. AGORA É LEI, e lei é para ser cumprida.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O "GEEMPA" chegou à nossa escola




A escola Professor Mário Matos da cidade de Garanhuns -Pe, está participando do Projeto de correção de fluxo, GEEMPA - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, em parceria com o MEC.
 Eu Professora Mary Vânia agradeço à Secretária de Educação do Municipio , pela oportunidade de participar  de um curso para  iniciar o Projeto de correção de fluxo, e ver a aquisição de conhecimentos com olhos diferentes e, além disso, resgatar o importante papel do professor no processo de ensino aprendizagem.

GEEMPA


GEEMPA, Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação é uma associação civil de caráter científico, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, tendo sua sede e foro na cidade de Porto Alegre/RS. O GEEMPA que tem como objetivo o estudo e a pesquisa para o desenvolvimento das ciências da educação e a realização de ações efetivas para a melhoria da qualidade do ensino.

 Programa de Correção de Fluxo Escolar:

O programa de correção de fluxo escolar do Geempa visa reintegrar alunos nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar. A tecnologia do Geempa implica em uma renovação metodológica profunda. Ela trabalha com um novo paradigma e requer atualização de parte dos professores, sobre os quais recai a principal responsabilidade do êxito do programa.
Segundo a Dra. Esther Pillar Grossi, Coordenadora geral do Programa Geempa de Correção de Fluxo Escolar, "não se ensina explicando, se ensina instigando os alunos com desafios para que eles se façam perguntas. Só se aprende se há alguma falta a preencher. A competência para produzir esta falta tornou-se a base da ação docente..."
Para se obter sucesso os resultados da tecnologia geempiana de alfabetização indiscutivelmente o centro é o professor, tendo por meta a qualidade da educação que promove em sala de aula, da organização do seu trabalho no campo da didática da alfabetização e da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental assim como da pertinência de técnicas, aparatos e ferramentas empregadas como procedimentos de ensino-aprendizagem, de alunos das escolas publica do país.

Para aqueles que desejam obter maiores informações sobre o programa e a proposta do GEEMPA, sugiro que entre no site: http://www.geempa.org.br/index2.html




Postarei mais sobre o assunto, logo após do curso de 5 dias no Recife-PE ,nos dia 02 a 06 de Março.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Educação Municipa de Garanhuns reúne professores para Abertura do Ano Letivo 2012 - Palestrante:Educador Içami Tiba - Tema: “Quem Ama, Educa” e Pais e Educadores de Alta Performance”.





As dificuldades enfrentadas pelas famílias e professores na educação de crianças e jovens, o impacto atual das diferentes gerações e o conceito de cidadania familiar foram alguns dos principais temas abordados pelo psiquiatra e escritor Içami Tiba. Segundo ele, os pais não estão criando bem os seus filhos por falta de conhecimento.
“Os filhos vão para escola e querem fazer o que tem vontade” disse o palestrante. E o pior, ressaltou o orador, “Os pais tentam modificar as regras da escola em relação a uma fragilidade de seus filhos. Logo, há uma grande inversão de valores, ou seja, quem deveria se adaptar tenta adaptar o sistema”. A partir do tema Como educar para o futuro?, Içami Tiba propôs reflexões embasadas em sua última obra, Pais e Educadores de alta performance. Citou, ainda, exemplos do cotidiano para demonstrar como os pais de hoje adotam posturas inadequadas devido às próprias experiências familiares inconsistentes. “A falta de preparo e conhecimento dos pais dificulta a educação dos filhos. Há muita superproteção e excesso de liberdade”, enfatiza.
Para o escritor, a família não sabe qual o seu papel no contexto atual. “Os pais querem ser amigos dos filhos. Mas as crianças e jovens dessa geração buscam relações por meio da internet e das redes sociais”, ressalta. Outro ponto destacado pelo palestrante é a formação de valores e competências desde cedo. “No simples ato de pedir para que a criança guarde seus brinquedos, os pais já estão trabalhando o conceito de cidadania familiar. Mas nem isso eles conseguem, transferindo para a escola a responsabilidade de educar os filhos”, explica.
 A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
Para ter uma educação de alto desempenho é preciso que pais e educadores sejam parceiros. Não há como delegar o processo educacional para escola.
“É preciso participar mais da vida dos filhos e, ter a certeza, de que excesso de proteção desprotege. É preciso vigiar. Quem ama, educa!” .