Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Uso de palavras cruzadas em sala de aula


A utilização das palavras cruzadas em sala de aula tem por finalidade desenvolver entre outras habilidades a de estimular a memória. Ao fazer uso da palavra cruzada, não devemos nos preocupar com uma idade apropriada para se fazer o exercício. Pode ser usado desde a educação infantil, pois o uso dessa ferramenta pedagógica enriquece o vocabulário dos educandos, além de auxiliar na compreensão das várias disciplinas. A utilização de palavras cruzadas é feita em todas as disciplinas, inclusive em matemática. A criança consegue reconhecer os erros sozinha, pois quando sobra alguma abertura no exercício ela sabe que falta alguma coisa na escrita correta. As palavras cruzadas, jogo de adivinhar palavras e cruzá-las em sentido horizontal e vertical, tiveram origem no Antigo Egito e foram publicadas no Brasil, em 1925 pela primeira vez, no jornal carioca “A Noite”.
Esse exercício é uma forma de entretenimento para algumas pessoas, porém ao serem usadas as palavras cruzadas estimulam o raciocínio. O recurso de se usar esse suporte pedagógico em sala de aula de modo lúdico, colabora para desenvolver nos estudantes escrever e compreender o sentido das palavras e sua ortografia. A palavra cruzada tem vários subsídios importantes que colaboram no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, além da ortografia e questões semânticas. O uso desse jogo nas escolas, também favorece e provoca o estímulo cognitivo, assim como, auxilia na compreensão e coordenação e na aprendizagem do significado das palavras.
 A utilização das palavras cruzadas como ferramenta didática procura criar oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos, facilitando o trabalho de construção do conhecimento. Funciona como um apoio didático eficaz que inventa situações vivas e variadas a partir dos jogos, desenvolvendo as probabilidades do ensino da ortografia. A chave está na instalação dos diagramas. Esquematizados como "espaços fechados de escrita", não há como preenchê-los escrevendo incorretamente. Esta perspectiva está circundada nos cruzamentos e na quantidade de quadrinhos reservados para cada palavra. Os jogos de palavras dizem respeito a um campo de atividade lingüística onde a apreciação da língua é desempenhada de modo peculiar, o que caracteriza seu uso didático.


Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos


Sugestões de algumas palavras cruzadas para trabalhar no 2º ano do ensino fundamental



Palavras cruzadas em libras





 

Espero que tenha gostado!
Deixe um recadinho e volte sempre!!!


Um comentário:

  1. Como sempre muito bom o conteúdo postado, vou trabalhar mais informada esse tipo de atividade, que realizo mas nunca parei pra ver o que desenvolvia.

    Espero q esteja curtindo suas férias, por sinal traga sua pequena pra minha "recreação" ela irá amar.

    cheiro!!

    ResponderExcluir