Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

A atual política do Governo Brasileiro é incluir alunos com necessidades educativas
especiais em turmas regulares. Neste sentido,como  educadora, percebo que passarei
por dificuldades quando assumir uma turma heterogênea contendo alunos surdos e ouvintes,Preocupa-me que, ao assumir essas turmas,  sinto-me limitada por não ter domínio ou desconhecer metodologias e estratégias adequadas para o ensino.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, nº 9394/1996) estabelece
que os sistemas de ensino deverão assegurar, principalmente, professores especializados ou
devidamente capacitados, que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula;
pois não basta que o aluno surdo frequente uma sala de aula, mas que seja atendido nas suas
necessidades, sendo o professor responsável por mediar e incentivar a construção do
conhecimento através da interação com ele e com os colegas, valorizando o exercício da
cidadania, o desenvolvimento do indivíduo e sua preparação para estar inserido nos variados
contextos sociais.
Por outro lado, sabemos que a realidade da maioria das escolas apresenta um quadro
diferente quanto à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, dentre esses,os surdos. Ainda há carência de salas apropriadas, de materiais, de recursos visuais, de metodologias   e ,principalmente, de professores especializados ou intérpretes, entre outros.
Preocupada com meus futuros alunos , procuro conhecer mais sobre a cultura surda ,tenho um grande interesse de fazer um curso de libras,já participei de seminário sobre o assunto.E busquei na internet algumas sugestões das quais acredito que os alunos surdos possam participar das aulas com uma  metodologia mais visual, em que o professor faça uso de estratégias diferenciadas de ensino.Como os alunos surdos são muito visuais, eles necessitam desse tipo de atividade que lhes chame a atenção, nas quais eles possam participar ativamente e interagir com os colegas ouvintes, o que favorece o processo de ensino-aprendizagem.Espero que gostem!


                              HISTÓRIAS INFANTIS EM LIBRAS






                                                ORAÇÃO DO PAI NOSSO EM LIBRAS



MÚSICAS INFANTIS EM LIBRAS













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