Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeto Matemática na Alimentação saudável


JUSTIFICATIVA



   O Tema escolhido para o projeto “Matemática na Alimentação Saudável”, permite um trabalho interdisciplinar relacionados à alimentação saudável, ampliando o conhecimento do educando sobre o tema, envolvendo também conhecimentos de ciência, português e matemática, introduzidos também o tema transversal.
As crianças precisam conhecer a importância de adotar hábitos de uma alimentação saudável desde cedo, apresentando valor nutritivo das frutas, bem como o que parece ser uma receita de salada de frutas é na verdade uma aula de matemática criativa e alegre, que pode ser aprendida de maneira prazerosa.

 
OBJETIVO GERAL:

·         Relacionar a matemática ao cotidiano de cada aluno, tendo como foco a importância da alimentação saudável.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Desenvolver os conceitos de quantidade ( quilo,grama),textura,cores e forma;
·         Desenvolver o conceito de alimentação saudável;
·         Identificar vários tipos de frutas;
·         Desenvolver a interação e a socialização;
·         Conhecer os sabores das frutas (doce e azedo);
·         Identificar os cuidados higiênicos necessários para o preparo dos alimentos e para a degustação dos mesmos;
·         Realizar a higiene corporal,antes da alimentação;
·         Trabalhar operação fundamental (adição);
·         Fazer com que os alunos reflitam sobre a própria alimentação;
·         Desenvolver a leitura e a escrita;
·         Analisar a relação do lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula.




 
ATIVIDADEDES DESENVOLVIDAS:



·         Roda de conversa;

·         Explanação do assunto “Alimentação saudável” (frutas);

·         Atividades envolvendo peso, quantidade, cor, textura dos ingredientes;

·         Atividades com adição;

·         Trabalhar o mural do tema gerador (As frutas);

·         Oficina culinária (salada de frutas);

·         Confecção de pirâmide alimentar;

·         Higiene dos alimentos e das mãos;

·         Atividade como: cruzadinha, adivinhações, e sete erros sobre o tema;

·         Confecção do painel ilustrativo feito para explanar as informações do cardápio do dia.

·         Recorte e colagem dos nomes correto de cada fruta;

·         Dramatização de História.

 
METODOLOGIA





 O presente projeto foi realizado na Escola Municipal Professor  Mário Matos,localizado na cidade de Garanhuns-PE ,Bairro da Brasília.

O projeto de cunho interdisciplinar - teve por objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa para as crianças da turma do 1° ano “C”. Participaram do projeto 16 alunos com faixa etária entre 5 e 9 anos de idade.

Para a execução do projeto foram utilizados diversos materiais sobre alimentação e instrumentos de medidas como: alimentos (frutas) trazidos pelos alunos e professor para preparação da salada de frutas, balança, livros sobre o tema, desenho pintura, recorte e colagem. Também foi realizada uma dramatização de Historia com Fantoche cujo tema: “Salada de Frutas”,apresentada para toda escola.

Os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são os meios que auxilia a ação das crianças.

Os procedimentos adotados de duração foram inúmeros, observando o período de duração do projeto que foi de sete dias. Cabe ressaltar que as atividades ao longo do projeto foram registradas por meio do diário etnográfico e por fotos. E o grande final do projeto foi à culminância realizada uma socialização com as crianças para degustação de uma deliciosa salada de frutas.

 
AVALIAÇÃO





  A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo.







                                      
















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