JUSTIFICATIVA
O Tema escolhido para o projeto “Matemática na Alimentação Saudável”, permite um trabalho interdisciplinar relacionados à alimentação saudável, ampliando o conhecimento do educando sobre o tema, envolvendo também conhecimentos de ciência, português e matemática, introduzidos também o tema transversal.
As crianças precisam conhecer a importância de adotar hábitos de uma alimentação saudável desde cedo, apresentando valor nutritivo das frutas, bem como o que parece ser uma receita de salada de frutas é na verdade uma aula de matemática criativa e alegre, que pode ser aprendida de maneira prazerosa.OBJETIVO GERAL:
· Relacionar a matemática ao cotidiano de cada aluno, tendo como foco a importância da alimentação saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver os conceitos de quantidade ( quilo,grama),textura,cores e forma;
· Desenvolver o conceito de alimentação saudável;
· Identificar vários tipos de frutas;
· Desenvolver a interação e a socialização;
· Conhecer os sabores das frutas (doce e azedo);
· Identificar os cuidados higiênicos necessários para o preparo dos alimentos e para a degustação dos mesmos;
· Realizar a higiene corporal,antes da alimentação;
· Trabalhar operação fundamental (adição);
· Fazer com que os alunos reflitam sobre a própria alimentação;
· Desenvolver a leitura e a escrita;
· Analisar a relação do lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula.
ATIVIDADEDES DESENVOLVIDAS:
· Roda de conversa;
· Explanação do assunto “Alimentação saudável” (frutas);
· Atividades envolvendo peso, quantidade, cor, textura dos ingredientes;
· Atividades com adição;
· Trabalhar o mural do tema gerador (As frutas);
· Oficina culinária (salada de frutas);
· Confecção de pirâmide alimentar;
· Higiene dos alimentos e das mãos;
· Atividade como: cruzadinha, adivinhações, e sete erros sobre o tema;
· Confecção do painel ilustrativo feito para explanar as informações do cardápio do dia.
· Recorte e colagem dos nomes correto de cada fruta;
· Dramatização de História.
METODOLOGIA
O presente projeto foi realizado na Escola Municipal Professor Mário Matos,localizado na cidade de Garanhuns-PE ,Bairro da Brasília.
O projeto de cunho interdisciplinar - teve por objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa para as crianças da turma do 1° ano “C”. Participaram do projeto 16 alunos com faixa etária entre 5 e 9 anos de idade.
Para a execução do projeto foram utilizados diversos materiais sobre alimentação e instrumentos de medidas como: alimentos (frutas) trazidos pelos alunos e professor para preparação da salada de frutas, balança, livros sobre o tema, desenho pintura, recorte e colagem. Também foi realizada uma dramatização de Historia com Fantoche cujo tema: “Salada de Frutas”,apresentada para toda escola.
Os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são os meios que auxilia a ação das crianças.
Os procedimentos adotados de duração foram inúmeros, observando o período de duração do projeto que foi de sete dias. Cabe ressaltar que as atividades ao longo do projeto foram registradas por meio do diário etnográfico e por fotos. E o grande final do projeto foi à culminância realizada uma socialização com as crianças para degustação de uma deliciosa salada de frutas.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo.
Ideias maravilhosas!!!
ResponderExcluirMaravilhoso o seu trabalho
ResponderExcluir