Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TRABALHANDO A LEI Nº 10.639 / 2003

 Hoje, a lei brasileira obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar. "A sociedade em que vivemos valoriza outro estereótipo, o que resulta na invisibilização do negro. Isso tem um efeito bastante perverso: as crianças negras nunca se vêm e o que elas olham é sempre diferente delas", explica Roseli, que coordenou o grupo responsável pelo documento sobre Pluralidade Cultural nos PCNs. "A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas", conclui. Estratégias simples, como a introdução de bonecas negras, podem ter um efeito positivo para reforçar a identificação cultural dos alunos negros.

Trabalhando a história A BONEQUINHA PRETA em minha sala do 1º ano do ensino fundamental

  Levei o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula, mas preparei todo o ambiente e os alunos ficaram todos curiosos para saber do que se tratava.
 Decorei uma caixa com papel de presente e fitas, que foi uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha.




  Ao abrir a caixa, mostrei primeiro a boneca. Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar!
Deixei que os alunos pegassem a boneca e falei que iria passar um vídeo com a história dela que essa mesma história estava no livrinho que veio com ela na caixa.Escolhi o vídio por ser mais atrativo para eles.







Ao final do vídeo com a  história procurei saber deles o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela,  trabalhai  algumas questões a partir daí, como os nossos valores, o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhei o respeito ao próximo, a amizade, etc..


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DA ESCOLA












No mundo globalizado e repleto de informações, a escola deve disponibilizar atrativos a aluno de modo que os mesmos consigam assimilar os conteúdos propostos.
Hoje existem dezenas de teorias, metodologias, estratégias de ensino, todas bem intencionadas, porém nem todas eficazes. Dentre as inúmeras estratégias podemos destacar uma que contribui não somente no sentido de aprendizagem, mas também na socialização dos alunos, falo da dramatização.
A dramatização na escola tem como finalidade buscar a participação, o estimula, convívio social, além do crescimento cultural e da linguagem oral e corporal.
 Fotos da dramatização sobre os escravos apresentado por minha turma





PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ESTRELA

A comunidade rural Estrela é uma das cinco comunidades remanescentes de quilombo, encontra-se na zona rural, distante  17 quilômetros da sede do município de Garanhuns, situado no agreste de Pernambuco.
O grupo de dança afro com  objetivo de preservar a celebração da ancestralidade negra e revitalizar os laços culturais dos jovens da comunidade e principalmente divulgar a sua cultura.
O grupo de dança mostrou para os nossos alunos uma belíssima apresentação.


 


APRESENTAÇÃO COM MEUS ALUNOS DA MÚSICA DEVERES E DIREITO  (TOQUINHO)


Deveres e Direitos
(Toquinho)
Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor. 
Crianças: a infância não demora,
Logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.

 Meninos e meninas, Não olhem cor, nem religião nem raça.
Chamem os que não têm mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.

Meninos e meninas,
Não olhem raça, religião nem cor.
Chamem os filhos do bombeiro,
Os dois gêmeos do padeiro
E o caçula do doutor.

Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem os que não têm ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.

Meninos e meninas,
Não olhem cor nem raça ou religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro
Guardado no coração.













sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A África Está em Nós



Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto é também   na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores. Com esse pensamento a Professora Rita do 2º ano do ensino fundamental da escola Professor Mário Matos realizou em sua sala O dia “D” da Leitura com o tema "A áfrica está em nós". Através dessa atividade, buscou-se  desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, conseqüentemente, a sociedade.

.