TEMA:
Girando no espaço
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 2º ano A
COMPONENTES CURRICULARES:
Geografia, Ciência, Português
TEMPO ESTIMADO: 30
DIAS
PROFESSORA: Mary
Vânia Bezerra Pinheiro
JUSTIFICATIVA
Este projeto surgiu com a curiosidade
dos alunos em conhecer o planetário da cidade. Resolvemos então, estudar mais
sobre os planetas do nosso Sistema Solar e outros enigmas do universo.
OBJETIVO GERAL
Informar-se sobre o sistema solar, os planetas
que o compõem, bem como suas características
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Entender conceitos básicos de Astronomia, como rotação e translação;
- Conhecer as características básicas dos oito planetas do Sistema Solar;
- Proporcionar maior compreensão quanto ao lugar onde vivemos;
- Conhecer o planeta anão plutão;
- Identificar as fases da lua e as estações do ano;
- Refletir sobre os cuidados que devemos ter com o nosso planeta;
- Conhecer sobre o astronauta e foguetes.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Retomar o Gênero instrucional convite;
- Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar.
- Desenvolver habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas.
METODOLOGIA
Esse projeto visa apresentar
aos alunos o sistema solar, numa perspectiva de pesquisa e partindo do planeta
terra, despertando nos alunos a inquietude do saber. Com isso inicia-se no
conhecer nosso planeta e os demais, o Sol, a Lua, os movimentos de rotação e
translação, a formação do dia e da noite e as quatro estações e o cuidado com o
nosso planeta. Além de desenvolver a linguagem oral e escrita. Atividades
lúdicas oportunizarão um aprendizado
diferenciado, pois quando o conteúdo pode ser representado pelo aluno, cria-se
uma interiorização e um marco importante na aprendizagem. Finalizaremos com uma
exposição do que foi estudado e visto durante o projeto momento em que as
crianças socializaram os conhecimentos construídos com alunos de outras turmas
e familiares.
AÇÕES PEDAGÓGICAS
- Sondagem de conhecimento prévio das crianças sobre o tema e conteúdo;
- Apresentar o vídeo “De onde vem o dia e noite,Porque a Lua muda de fase,O sistemas solar,Relação dos planetas que fazem parte do sistema solar,E preciso reciclar,e Aquecimento global;
- Explorar as letras das música” Dança dos movimentos da terra,Meu planetinha Terra,O menino que queria morar na Lua,Profissões o astronauta,Os planetas”;
- Experiência com o globo terrestre e lanterna (Dia e Noite);
- Exercícios sobre o conteúdo trabalhado;
- A partir do vídeo do livro “O Pequeno Planeta Perdido”: conversa sobre astronautas, se sentir sozinho e desenho com registro;
- A partir do livro “O Planeta Lilás”: recontar coletivamente a história, desenho e registro (Imaginação);
- Realizar atividades utilizando o calendário para percepção das fases da lua e estações do ano, de quanto em quanto tempo;
- Visita ao Planetário do Município;
- Conversa sobre a visita ao planetário;
- Construir um faquete em sala;
- Escrever convites para demais turmas visitarem a nossa sala;
CULMINÂNCIA
Mostra pedagógica do que foi
estudado e visto durante o projeto as outras turmas da escola e seus familiares.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser realizada através da
observação diária dos estudantes, verificando o envolvimento, interesse,
participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do
assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas
durante o desenvolvimento do projeto, e o passeio ao planetário.
REFERÊNCIAS
PINTO, Ziraldo Alves. O Planeta
Lilás. Editora: Melhoramentos, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário