Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Meu aniversário está no calendário

                                       Relato da Sequência didática



Autora:Mary Vânia Bezerra Pinheiro

Apresentação: A  proposta neste trabalho foi desenvolvida para   possibilitar o acesso o conhecimento ao calendário e sua utilização de forma motivadora ,vendo nele o seu aniversário.

Nível escolar: 1º ano do Ensino Fundamental

Área do conhecimento implicadas:
Matemática:Eixo- Grandezas e Medidas,Números e Operações,Tratamento de Informação;
Português: Eixo-Produção  Textual;
Geografia.

Duração (da sequência): 8 dias consecutivos

Objetivos 

·     Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário; 
·   Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a -passagem do tempo apoiado no calendário; 
·    Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano. 
·         Relacionar o calendário anual  às estações do ano.
·   Reconhecer o gênero convite; identificar as principais estruturas de composição do gênero em questão; perceber a função textual das estruturas identificadas;
·        Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através do Gênero Lista.


Conteúdos: 

·         Unidade de tempo:dia.semana e mês(utilização do calendário);
·         Gráficos e tabelas:
·         Resolução de pequenos problemas;
·         Produção  de convite e Lista;
·         Estações do ano.

Desenvolvimento

  Para introduzir o tema levei um calendário grande para ficar exposto na sala e o calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Perguntei quem tem um calendário parecido com esse em casa e para que serve? depois do exposto pelo alunos ,expliquei: Hoje vamos usar o calendário para procurar o dia  e o mês do seu  aniversário .Em grupo pedi para cada aluno circulasse o dia do seu aniversário podem olhar para o painel de aniversariantes da sala eu orientei . Nem  um  dos alunos sabia disser a data do seu aniversário e mesmo olhando para o painel de aniversariantes não conseguiram realizar sozinhos.Fui olhando no diário e dizendo para cada um aluno e ele procurando no calendário . Passado alguns minutos entreguei uma tabela para o grupo com o nome  dia ,mês. Para os mesmo anotarem o seu nome o dia e o mês do seu aniversário.Um fato que me chamou a atenção foi o aluno Lucas que ao dizê-lo a data do seu aniversário,ele me perguntou se iria demorar para chegar ,eu mostrei a ele no calendário que estávamos no mês de junho e o aniversário dele foi no mês de março que já tinha passado.O mesmo caiu no choro,conversei com o mesmo ,mas a tristeza ficou no seu rosto o resto da aula.
Terminado essa atividade colei um gráfico na lousa com papel quarenta, com os mês do ano e os dias.E juntos fomos preenchendo o gráfico de acordo com a data do aniversário de cada aluno.
  Fiz perguntas como: qual o mês que vem primeiro, quem é o primeiro aniversariante do ano, e o último? Quando inicia um ano e quando termina? Quantos meses tem no ano?  Quantos alunos fazem aniversário no mês de janeiro,de Fevereiro e assim por diante?
Dando continuidade foi realizada uma atividade impressa para ser feita de acordo com o gráfico feito em sala.





  O para casa também foi de acordo com o trabalhado em sala.

 Dando continuidade ao trabalho falei:Ontem descobrimos o dia e o mês dos aniversários da turma.Hoje vamos descobrir que cada mês tem uma número.Entreguei uma atividade impressa e fui explicando calendário,Depois realizaram a atividades sozinhos.No segundo horário após o recreio foi aula de geografia , iniciei a introdução do assunto as quatros estações do ano com uma conversa com os alunos para saber o conhecimento prévio dos mesmos.Segui com a explanação do assunto e atividade do tema ,sem nenhuma relação ainda com o calendário que será visto nas próximas aulas.
  Depois que os alunos perceberam que um ano tem 12 meses,em seguida eles irão aprender que cada mês tem dias de 28,29 30 ou 31 dias.pedi para eles observasse os dias de cada mês no  calendário e respondesse a atividade impressa de acordo com o calendário exposto na sala.Percebi que os alunos tiveram bastante dificuldade nessa atividade, mesmo estando em grupo. No segundo momento  levei  cinco modelos de convite diferentes para cada grupo.Pedi para observarem e tentarem ler o que está escrito.Perguntei depois de alguns minutos o que foi que entreguei para cada grupo vocês sabem?alguns disseram convite outros bilhetes para a mãe. Continuei ,esses convites que entreguei para  os grupos são para  quer?O que tem de parecido nesses convites ?Prossegui com a conversa orientando  sobre as características e estrutura do gênero textual convite.Finalizei com uma atividade impressa sobre o tema.


  Como já tinha trabalhado os dias da semana anteriormente,fiz uma revisão contextualizando com as atividades da semana calendário.Mostrei a eles que alguns calendários o sábado domingo e feriados tem cores diferentes.E realizamos atividade impressa sobre o tema.O para casa também tinha relação com o estudado em sala.
No quinto dia conversei com eles sobre semestre explicando e mostrando no calendário.    Falei para os alunos que teríamos na sala duas festa.Os aniversariantes do primeiro semestre e do segundo,que o primeiro aniversário será dia 14 de julho,mostrando essa data no calendário e perguntando que dia estamos e quantos dias falta para chegar a festa,eles todos empolgados responderam com precisão .Levei uma atividade para os alunos separar os meses do primeiro e segundo semestre.E junto com eles  preenchemos  uma tabela, dos aniversariantes do primeiro semestre .Continuamos fazendo uma Lista coletiva do que tem em um aniversário.


  No sexto dia levei para os alunos algumas situações problemas com o tema aniversário.E na aula de geografia vimos o Período das estações do ano onde a atividade era pintar no calendário   , VERMELHO todos os dias que correspondem ao VERÃO,AZUL todos os dias que correspondem ao OUTONO, AMARELO todos os dias que correspondem ao INVERNO, VERDE todos os dias que correspondem ao PRIMAVERA. Para terminar Foi realizado uma revisão oral sobre tudo que estudamos durante essa semana.E os alunos preenchem os convites para os funcionários na escola, pautando as características desse gênero.Terminado os aniversariantes fizeram a entrega dos convites aos funcionários da escola.Eles estavam todos animados.




  A culminância foi no dia 14 de julho com a festa dos aniversariantes do semestre e a apresentação do projeto Nas Ondas da Leitura para nossa turma






















Um comentário:

  1. Mary, adorei seu blog e sua iniciativa
    em desenvolver os projetos.
    Muito legal!!

    Meus Parabéns!

    ResponderExcluir