Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Contos de Assombração

¨Projeto : Contos de Assombração
Projeto : Contos de Assombração
Público alvo: Alunos do 3º ano

Duração: 7 dias

Objetivo Geral
Ampliar e enriquecer suas experiências de vida através da literatura. Despertar cidadãos que
leiam, sonhem e realizem.

Objetivos específicos

 Objetivos específicos

·   Desenvolver a oralidade: recuperar histórias de mistério e terror que os alunos ouviam de seus familiares e fazer com que eles as reproduzam ;
·   Aplicar estratégias de leitura: perceber, na construção do texto, quais os recursos que o autor utiliza para criar tensões (suspense, medo e mistério), como ele faz para compor uma personagem soturna e como o narrador adapta o mundo para prender a atenção dos leitores.
·   Estimular a escrita: iniciar com textos coletivos e depois textos individuais;
·   Trabalhar com Gêneros textuais como: convite, cartaz, receita.




Querido aluno,

Vamos iniciar hoje um trabalho com contos de assombração.
Para começar, pense em todos os contos que conhece. Caso não conheça contos de assombração, será uma boa oportunidade para conhecer. Mas se  já conhece, será muito bom, pois poderá ajudar os colegas e o seu professor  contando aqueles que você sabe. Ao longo deste trabalho, vocês vão escrever um livro de contos de assombração, que colocaremos  no  nosso Cantinho  da  Leitura.






1ª etapa
Leitura do livro "Um sapo dentro de um saco” em voz alta pela professora, após a leitura  uma  conversação. Em seguida  colocar no papel de que cada um tem medo. Afixar no cartaz.
Atividades sobre o tema.



2ª etapa
Leitura pelo professor dos contos: A loira do Banheiro, O Castelo assustador,  após a leitura uma  conversação.
Explanação das características e estrutura de contos de assombração;
Texto coletivo de assombração e correção dentro da estrutura do mesmo;
Atividades sobre o tema.




3ª etapa

Leitura do Livro “Numa noite muito, muito escura”;
Leitura coletiva das partes da história;
Montagem da história por partes no cartaz;
Escrever no papel o final da história e  fixar no cartaz;
Premiação para quem acertou o final.




4ª etapa

Assistiram o filme “O estranho  mundo de Jack”; e após o filme conversação;
 Produziram seu próprio conto de assombração.





5ª etapa

Produção um cartaz do lançamento do livro;
Confecção  e entrega dos convites.





6ª etapa

Leitura feita pelo professor do livro “Como Reconhecer Um monstro” e conversação;
Atividades sobre o tema;
Ensaio da apresentação.



7ª etapa

Culminância do projeto

Lançamento do Livro do 3º ano C

Apresentação da coreografia da musica Thriller de “Michael Jackson”.






2 comentários: