consciente dos produtos que consome. Este representa um dos fatores decisivos no momento
da compra, pois possibilita o acesso a importantes informações como as características do
produto, o peso, o nome, data de validade, etc.
Desta forma, conclui-se que o rótulo é a identificação do conteúdo inserido na
embalagem. Ele representa um dos canais mais importantes de comunicação entre o produto e
o consumidor, e se revela numa das principais estratégias de marketing para o comércio dos
produtos em geral, pois através dele o fabricante pode informar, persuadir e vender a sua
produção.
Nesta sequência didatica, a habilidade da leitura foi enfatizada, devido a sua importância
em qualquer área do conhecimento e em qualquer classe social, no entanto, as habilidades da
escrita e oralidade também foram desenvolvidas .
Assim, esta forma de atividade possibilita aos alunos a apropriação de estratégias
que os levem a compreender gênero textuai rôtulo.
Atividade 1
A tarefa de casa para os alunos será trazer rôtulos de diferentes alimentos.
Atividade 2
peça aos alunos que as separem da seguinte forma:
• Produtos alimentícios (milho verde, leite condensado, ervilha e outros)
• Bebidas (refrigerante, leite, suco e outros)
• Produtos de limpeza (sabão em pó, amaciante e outros)
• Produtos de beleza (shampoo, condicionador, creme de pele, sabonete e outros)
Eles terão que confeccionar em grupo ,cartazes para indicar o produto.
Atividade 3
Explicar aos alunos a diferença entre produto e marca.
Produto: é o que está dentro da embalagem. Exemplo: sabão em pó.
Marca: é o nome que identifica, caracteriza o produto, ou seja, o sabão. Exemplo: OMO
Pedir aos alunos que anotem o produto e a marca dos produtos do seu grupo.
Depois de analisar os rótulos promova uma socialização,sobre produto e marca.
Atividade 4
Com auxílio da turma.montar um cartaz de rótulos,com produto e marca,para expor.
Atividade 5
Cada aluno escolherá uma embalagem e analise o rôtulo.Depois de analisar os rótulos promova uma socialização, fazendo-os identificar e chegar às seguintes generalizações (dados que estão presentes em todos os produtos): Data de validade, data de fabricação, código de barra, composição do produto (ingredientes), medida do produto.
Os alunos irá responder essa ficha com as informações do rôtulo ,do produto escolhido por ele.
FICHA PARA OS GRUPOS
* Marca.
* Data de fabricação.
* Data de validade.
* Código de barra.
* Composição do produto.
Atividade 6
Nessa aula cada aluno escolherá uma embalagem, retirará o rótulo e criará o seu próprio produto e rótulo, apenas aproveitando a caixa ou o formato da embalagem.
Peça para que os alunos inventem um produto e utilizem os materiais para criação de um rótulo que deverá conter:
* Arte gráfica (Fale sobre a importância da ilustração para chamar a atenção dos consumidores).
Data de fabricação: data em que foi feito, fabricado o produto.
- Data de validade: data máxima que o produto pode ser consumido, utilizado.
- Código de barras: serve para ver o preço do produto.
O que o aluno poderá aprender com estas aulas?
O gênero textual rótulos ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita.
Outras sugestões de atividades:
Amei seu trabalho,que DEUS te abençõe sempre.bj.
ResponderExcluirque chatoooooooooooooo
ResponderExcluirChato
Excluirque chatoooooooooooooo
ResponderExcluirGostei do seu trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirMUITO BOM PARABENS
ResponderExcluirTd sobre rótulo
ResponderExcluirAmei o seu trabalho. Sempre gostei
ResponderExcluirmuito de trabalhar com rótulos porque é um tema muito significativo e atrai muito os alunos.
Maravilhoso.
ResponderExcluirFantástico.
Ajudou demais.
Muito grato
Muito bom!
ResponderExcluirÓTIMO TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO DA KEITURA BA ALFABETIZAÇÃ!!!! PARABÉNS!!!!
ResponderExcluir