Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PROJETO O ZOOLÓGICO EM FESTA

JUSTIFICATIVA

O projeto O Zoológico em Festa  possibilita o interesse natural dos alunos favorecendo as interações e o letramento. O tema animais aos alunos tem uma importante presença no cotidiano das crianças(desenhos animados, histórias, jogos, músicas) e possuem caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais contribuindo para aprendizagens significativas. O propósito surgiu  com o Livro "O Zoológico em Festa" do projeto Nas Ondas da Leitura,vimos a necessidade de estudarmos os conteúdos conforme proposta curricular e de facultar novas experiências, sendo que dos 25 alunos nenhum  conhece o Zoológico e sua correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente. Serão ampliadas e aprofundadas com pesquisas,estudos e o uso das tecnologias educacionais. Possibilitará à dinamização e a interatividade do processo de ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS
Geral:
 Fazer com que as crianças conheçam animais de diferentes espécies.

Específicos:
·         Reconhecer a importância dos animais, a interdependência a outras espécies,características, semelhanças, diferenças e hábitos. Explorar os sons, habitat e experiências com animais. Observar, pesquisar e registrar informações sobre os animais;
·         Correlacionar o projeto com o processo de apropriação sistema de leitura/escrita e letramento. Proporcionar leituras compartilhadas.;
·         Apresentar diferentes gêneros textuais;
·         Representar e interpretar tabelas e gráficos. Exercitar numerais;
·         Desenvolver a expressão corporal,cênica, mímica, ritmo, musicalização. Confeccionar jogos, brinquedos e modelagem.


DESENVOLVIMENTO

O trabalho deverá ser desenvolvido através de atividades que satisfaçam os objetivos acima descritos.



METODOLOGIA

Todo o projeto será trabalhado através de livro "O Zoológico em Festa" com  pesquisas, desenhos, maquetes, pinturas, recorte e colagem, jogos e trabalhos de comunicação com estruturação de palavras, frases e textos, poesias e, como rotina, leitura compartilhada diária. Exercícios com conceitos matemáticos e de ciências. Ainda farão parte das nossas estratégias de trabalho, filmes, brincadeiras, vídeo, músicas, ritmo, usando palmas e alguns instrumentos de bandinha, expressão corporal e gestual na dramatização e no teatro. Com essas atividades mostraremos às crianças a riqueza e a diversidade no mundo animal.



ATIVIDADES

1ª etapa: Diariamente,será realizada a leitura do Livro "O Zoológico em festa".  
2ª etapa: Abrir uma discussão filosófica sobre o tema. Ex: Animais abandonados
3ª etapa: Conversa informal com os alunos, a partir do tema. Ex: Animais domésticos e selvagens. Propor questionamentos.
  • Vocês têm animais em casa?
  • Quais os cuidados com esses animais?
  • Qualquer animal pode ser criado em casa?
  • O leão, por exemplo, por que não pode ser criado em casa?
  • Esses animais moram na floresta, na selva. Quem sabe como eles são chamados?
Segue uma atividade de pesquisa com revistas para serem recortadas e coladas figuras de animais domésticos e selvagens em duas folhas distintas. Expor no mural da sala de aula.
Em seguida, a professora faz uma lista, na lousa, dos animais encontrados pelos alunos. Eles, poderão copiar a lista no caderno e seguir com um trabalho de separação de sílabas ou outro.Confecção de  tabela e gráfico sobre seu animal Preferido.
4º etapa:
  • Aula de recreação: A professora escolhe alguns animais e pede aos seus alunos que façam imitação através de gestos. Ex: macaco, galinha, galo, sapo, gato cachorro, vaca, etc.
  • Aula de música: A professora deverá ensinar algumas músicas que falem de “bichinhos” e trabalhar com eles uma coreografia para ser dançada.
  • Aula de recreação: A professora arruma a turma em círculo e combina com os alunos que irá passar uma bola, ao som de uma música. Quando tirar o som da música, o aluno que estiver com a bola, não pode passá-la adiante. A professora mostrará a figura de um animal e esse aluno deverá dizer tudo que sabe sobre ele.
6ª etapa: Conversa informal sobre alimentação dos animais.
Serão lançadas algumas perguntas:
  • De que se alimentam os animais que você tem em casa?
  • Os animais que você conhece comem o mesmo alimento?
  • O leão e o elefante são animais selvagens. Porém leão é “carnívoro” e o elefante é herbívoro. Alguém sabe por quê?
  • Você conhece mais algum animal selvagem que seja carnívoro? E um herbívoro?
  • Há animais que se alimentam tanto de carne como de vegetais. Como são chamados esses animais?
  • Vocês podem citar algum?
A seguir podem ilustrar o animal que desejarem e dizerem se é carnívoro, herbívoro ou onívoro.
7ª etapa:
Batata quente: A turma deverá estar organizada em círculo e, ao som de uma música, irá passar uma caixa fechada com gravuras de animais. Quando a música cessar, a criança que estiver com a caixa, pegará uma das gravuras e falará sobre as características do animal. No decorrer da atividade, serão feitos comentários comparando diferenças e semelhanças entre as gravuras tiradas.
Depois, nas mesas, serão distribuídos alguns tipos de jogos para cada grupo de 4 crianças. Ex. encaixe, dominó, quebra-cabeça, sete erros e mico preto. Todos dentro do tema Animais.
8ª etapa:
Telefone sem fio: As crianças dispostas uma ao lado da outra, em linha reta. A professora dirá no ouvido da primeira uma pequena frase com 3 palavras (sujeito, verbo e predicado), de modo que fale de animal. Cada criança deverá repassar a frase. A última dirá a frase, em voz alta que ela ouviu. Esta será comparada com a primeira, dita pela professora. Este exercício demanda atenção e mostra que “quem conta um conto, pode aumentar ou diminuir um ponto”.
9º etapa:
Produção escrita dos alunos do  projeto Nas Ondas da Leitura

CULMINÂNCIA
Visita ao  Zoológico e Apresentação para os pais do livro “O zoológico em Festa”  com cenário de floresta,músicas e vídeo e fotos do passeio e produções.


AVALIAÇÃO

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Portanto, durante todo o projeto os alunos serão avaliados mediante a observação constante do professor. Como instrumento de avaliação podemos observar:
  • Comportamento da criança
  • Hábitos nos trabalhos
  • Relacionamento com colegas e professor
  • Capacidade de cooperação
  • Interesse
  • Atenção
  • Participação
  • Envolvimento nas atividades
  • Atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares
  • Trabalhos ou pesquisas produzidas espontaneamente
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.