Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE IMAGEM




A partir dessa aula os/as alunos/as poderão desenvolver melhor sua imaginação, compreender a função social da língua escrita e oral e ter a oportunidade de criar um texto tendo como elemento motivador uma brincadeira.

Estratégias e recursos da aula

Levei uma caixa para sala com objetos diversos : boneca, microfone, trem  panela, pente, celular, etc
Antes que os alunos chegasse à sala, a caixa já estava lá, o que  aumentou a curiosidade da turma.

Os alunos, ao entrar na sala de aula, me fiz de “desentendida como se não soubesse da caixa. Fiz com que parecesse uma surpresa.
Em roda, abri  a caixa e pedi a  eles que observem os objetos ,que foi mostrado um a um. E que cada um escolha um e escrevam sobre ele focando ;suas características físicas e para que serve;  quem poderia utilizar esse objeto. 
Pedi para os alunos imaginem um/a personagem que faça uso do objeto que ele escolheu. 

Dê a esse/a personagem um nome e invente uma história para o/a personagem criado fazendo uso do objeto que o aluno optou.








AUTORRETRATO


 Esse trabalho foi  realizado pelos meus alunos do 3º ano do ensino fundamental teve o objetivo de promover uma auto reflexão individual de quem se representa,além de possibilitar o aluno outras técnicas de desenho e observarem os detalhes peculiares de suas próprias características e traços.Junto ao desenho os alunos realizaram um texto falando de si e suas características.