Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Atividade para casa do PNAIC

PNAIC - Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
Atividade para casa
Planejar uma aula considerando o livro analisado, na formação. Desenvolva a aula e registre o andamento da mesma.
Livro escolhido

VIVIANE A RAINHA DO PIJAMA


Estratégias e recursos da aula

A introdução da atividade bem como o desenvolvimento desta será baseada no livro Viviane a Rainha do Pijama. Uma menina que tinha um lindo pijama, porém tinha muitas dúvidas e ficava a pensar “ Que pijamas os animais usam quando vão dormir?” Então, para descobrir ela resolveu fazer uma festa do pijama convidando todos os animais da floresta e esses deveriam usar seus pijamas, pois o pijama mais animal ganharia um prêmio. No grande dia da festa os animais chegaram com seus lindos pijamas. Cada animal fez seu pijama levando em conta suas características próprias. Na hora do prêmio os animais estavam muitos alvoraçados, queriam saber logo qual era o pijama mais animal que seria o vencedor. E o vencedor do concurso do pijama foi a própria Viviana, pois o pijama dela reunia características de todos os animais da floresta. Cada parte do pijama lembrava-se de um determinado animal.


1º Dia
Primeiro momento:
Antes de contar a história perguntei aos alunos com que roupa eles dormiam. As respostas foram diversas, mas entre elas alunos falaram que dormiam de pijama. Aproveitei e falei para eles que ia ler um livro de Viviane a Rainha do Pijama.
Li o livro para os alunos, eles ficaram eufóricos, cada página eles opinaram dizendo qual o animal que iria ganhar o concurso.




Na hora do final da história onde e ia ser anunciado o ganhador do concurso, fiz um suspense e perguntei a cada aluno o seu voto e coloquei a pontuação na lousa. Fizeram até torcida. Quando li a última pagina do livro, eles ficaram um pouco decepcionados. Pois esperavam que  um dos animais ganhasse o concurso. Alguns alunos perguntaram pelo o prêmio prometido pelo o livro.

Segundo momento:

Sugeri que fizéssemos um concurso de pijamas na sala. Foi aquela festa. Pedi para eles ficassem em duplas .Uma parte iria mandar a carta convidando os dois colegas para a festa e nessa festa haveria o concurso o Pijama mais bonito. Outra parte iria responder a carta dos colegas confirmando a presença e dizendo o porquê iria ganhar o concurso.




2º dia
Primeiro momento:

Li novamente o livro .E os alunos, entregaram suas cartas para a dupla a qual escreveu. A dupla lia a carta e a outra lia a resposta.



Segundo momento:

Entreguei metade de um papel quarenta para cada dupla e cada dupla iria fazer um desenho de um pijama. Falei que caprichasse no desenho do pijama que iriam participar do concurso e o melhor ganharia um prêmio mostrei qual seria esse prêmio uma cesta com pirulitos. Cada um que dizia que iria ganhar.




Terceiro momento:

Cada dupla mostrou o seu desenho para que eu escolhesse o mais bonito.


 Chegou a hora de anunciar o resultado do concurso, todos muito ansiosos cada um dizendo quem iria ganhar. Claro que fiz muito suspense.



Todos gostaram do resultado do concurso, um aluno disse que achou que ia ser a professora que iria ganhar, já que no livro quem ganhou vou Viviane.
Terminamos a atividade conversando sobre o que acharam da atividade? O que mais gostaram de fazer? O que eles acharam em todos ganharem o concurso?