Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fundação Educar DPaschoal lança portal com download de livros infantis



Sobre a Fundação Educar DPaschoal

A Fundação Educar DPaschoal foi criada em 1989 para dar continuidade aos investimentos em programasde educação e de estímulo à leitura feitos pelo grupo DPaschoal. O objetivo sempre foi investir na educação para a cidadania como estratégia de transformação social.

Através do projeto Leia Comigo!, com recursos da Lei Rouanet e da Educar, produz e distribui gratuitamente livros educativos para crianças e adolescentes. Já foram distribuídos por todo o Brasil mais de 30 milhões de livros.

Livros infantis



 Descrição: Este volume discute, a partir da cidade de Porto Alegre, a importância da preservação dos monumentos, patrimônios históricos e referências culturais de uma sociedade.

                                                                               Baixar




 Descrição: A turma de Serginho visita 10 museus da cidade de São Paulo e aprende que existem museus de várias naturezas: de arte, de história, de ciências. Ao voltar para casa, escutam um miado na mochila de Julinho. Um gato tinha fugido de um dos museus e se escondido lá! Agora precisam descobrir com urgência de onde o gato saiu...

                                                                                  Baixar



 Descrição: Tia Sônia, a professora mais legal da turma, leva os meninos para um passeio muito especial pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde as crianças vão aprender não apenas a respeitar a natureza, como também conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.


                                                                              Baixar



Descrição: A turma de Serginho visita algumas cidades mineiras, conhecendo a importância de diversas praças, antigas e modernas, onde ocorrem eventos culturais ou onde se pode, simplesmente, descansar à sombra das árvores. Dessa forma, reforçam a consciência de que os espaços públicos pertencem a todos e devem ser preservados.

                                                                            Baixar





                                                                               Baixar



 Os livros acima foram pesquisado no site daFundação Educar Dpaschoal




quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O GÊNERO TEXTUAL “RÓTULOS DE EMBALAGENS” COMO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA

O rótulo é um recurso muito útil para o consumidor na escolha correta e
consciente dos produtos que consome. Este representa um dos fatores decisivos no momento
da compra, pois possibilita o acesso a importantes informações como as características do
produto, o peso, o nome, data de validade, etc.

Desta forma, conclui-se que o rótulo é a identificação do conteúdo inserido na
embalagem. Ele representa um dos canais mais importantes de comunicação entre o produto e
o consumidor, e se revela numa das principais estratégias de marketing para o comércio dos
produtos em geral, pois através dele o fabricante pode informar, persuadir e vender a sua
produção.



Nesta sequência didatica, a habilidade da leitura foi enfatizada, devido a sua importância
em qualquer área do conhecimento e em qualquer classe social, no entanto, as habilidades da
escrita e oralidade também foram desenvolvidas . 

 Assim, esta forma de atividade possibilita aos alunos a apropriação de estratégias
que os levem a compreender gênero textuai rôtulo.


 Atividade 1

 A tarefa de casa para os alunos será trazer rôtulos de diferentes alimentos.

Atividade 2


 peça aos alunos que as separem da seguinte forma:

• Produtos alimentícios (milho verde, leite condensado, ervilha e outros)
• Bebidas (refrigerante, leite, suco e outros)
• Produtos de limpeza (sabão em pó, amaciante e outros)
• Produtos de beleza (shampoo, condicionador, creme de pele, sabonete e outros)


Eles terão que confeccionar em grupo ,cartazes para indicar o produto.






Atividade 3





Explicar aos alunos a diferença entre produto e marca.

Produto: é o que está dentro da embalagem. Exemplo: sabão em pó.

Marca: é o nome que identifica, caracteriza o produto, ou seja, o sabão. Exemplo: OMO



Pedir aos alunos que anotem o produto e a marca dos produtos do seu grupo.





Depois de analisar os rótulos promova uma socialização,sobre produto e marca.



Atividade 4


Com  auxílio da turma.montar um cartaz de rótulos,com produto e marca,para expor.


Atividade 5

 Cada aluno escolherá uma embalagem e analise o rôtulo.Depois de analisar os rótulos promova uma socialização, fazendo-os identificar e chegar às seguintes generalizações (dados que estão presentes em todos os produtos): Data de validade, data de fabricação, código de barra, composição do produto (ingredientes), medida do produto.

Os alunos irá responder essa ficha com as informações do rôtulo ,do produto escolhido por ele.

 FICHA PARA OS GRUPOS
* Marca.
* Data de fabricação.
* Data de validade.
* Código de barra.
* Composição do produto.




 Atividade 6

 Nessa aula cada aluno escolherá uma embalagem, retirará o rótulo e criará o seu próprio produto e rótulo, apenas aproveitando a caixa ou o formato da embalagem.
Peça para que os alunos inventem um produto e utilizem os materiais para criação de um rótulo que deverá conter:
* Arte gráfica (Fale sobre a importância da ilustração para chamar a atenção dos consumidores).
Data de fabricação: data em que foi feito, fabricado o produto.
- Data de validade: data máxima que o produto pode ser consumido, utilizado.
- Código de barras: serve para ver o preço do produto.









 O que o aluno poderá aprender com estas aulas?

O gênero textual rótulos ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita.


 
Outras sugestões de atividades: